Qualidade, confiabilidade e segurança: estes são alguns dos principais objetivos da Coprel para investir constantemente no sistema elétrico, garantindo a excelência na distribuição de energia aos mais de 57 mil cooperantes nos 72 municípios da área de atuação.
A subestação de Tio Hugo é um dos investimentos mais expressivos realizados pela cooperativa, com o objetivo de melhorar a qualidade da energia distribuída e atender ao crescimento da demanda por energia. O empreendimento começou a ser construído em julho de 2022 e atualmente está na fase final das obras, em estágio avançado de montagem elétrica e eletromecânica.
A subestação está localizada em Tio Hugo, no Rio Grande do Sul, e proporcionará disponibilidade e segurança no fornecimento de energia elétrica para quase 7 mil famílias de oito municípios da região: Tio Hugo, Victor Graeff, Ibirapuitã, Ernestina, Soledade, Mormaço, Tapera e Lagoa dos Três Cantos.
Investimento em equipamentos
A nova subestação conta com dois transformadores de força, que juntos somam 30 MVA de potência instalada. Essa potência garante a disponibilidade de carga para os próximos 15 anos na região. Os dois transformadores vão atuar em redundância, ou seja, caso seja necessário realizar a manutenção em um transformador, o outro segue operando sem a necessidade de desligamentos, proporcionando assim mais confiabilidade e robustez nas redes elétricas.
Novos alimentadores de rede
Um dos principais fatores que garantem a confiabilidade do sistema elétrico é o investimento em novos alimentadores e redes troncais. A subestação de Tio Hugo conta com quatro novos alimentadores em 13,8 kV: Tio Hugo sentido Tapera, Tio Hugo sentido Soledade, Ernestina e Ibirapuitã. Essas redes são interligadas e permitem a transferência de cargas entre si, garantindo ainda mais agilidade no reestabelecimento de energia em caso de emergências.
Inovação e tecnologia
A subestação de Tio Hugo será 100% telecomandada diretamente de Ibirubá, pelo Centro de Operações da Coprel. Com as tecnologias mais avançadas, profissionais capacitados e conexão via fibra óptica da Coprel Telecom, o Centro de Operações monitora e realiza intervenções nas subestações e usinas de forma remota, com segurança, qualidade e agilidade.
Deixe seu comentário