A subestação de Tio Hugo, no Rio Grande do Sul, é um empreendimento da Coprel que começou a ser construído em julho do ano passado, contemplando o maior montante de investimentos projetados de 2022 e 2023 na área de energia, totalizando R$ 28 milhões.
Atualmente, a construção da subestação está nas fases finais de obras civis, em estágio avançado de montagem elétrica e eletromecânica. Estão sendo realizadas as montagens de disjuntores, seccionadores e painéis elétricos, e já foram instalados os dois transformadores de força de 25MVA - 69 kV, que atuarão em redundância. Assim, caso seja necessária a manutenção de um dos transformadores, o outro segue operando sem ocasionar desligamentos. A previsão é que as obras sejam concluídas até o mês de agosto deste ano.
O empreendimento terá grande impacto no desenvolvimento da região, proporcionando uma infraestrutura de energia robusta e de qualidade para quase 7 mil famílias dos municípios de Tio Hugo, Victor Graeff, Ibirapuitã, Ernestina, Soledade, Mormaço, Tapera e Lagoa dos Três Cantos, e terá capacidade para suprir o crescimento de carga da região pelos próximos 15 anos. Com sistemas avançados de automação e tecnologia, toda a operação da subestação será 100% telecomandada pelo Centro de Operações da Coprel, em Ibirubá.
Além da distribuição de energia para os cooperantes, a subestação também receberá a energia gerada pela PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Tio Hugo, usina própria da Coprel que está em fase final de construção.
Deixe seu comentário