© Coprel.

logo
Compartilhe:

Os excelentes resultados do cooperativismo partem de um esforço com muita colaboração coletiva, e não podia ser diferente na esfera política. Foi reinstalada hoje (03) a Frencoop, Frente Parlamentar do Cooperativismo, na Assembleia Legislativa do RS. O evento foi organizado pela Ocergs¹ e reuniu os 55 deputados da ALRS, sendo que todos eles estão envolvidos na Frencoop.


Mas o evento não foi apenas um momento de celebração do cooperativismo. De acordo com o superintendente da Fecoergs², José Zordan, foram entregues dois ofícios para o presidente da Frencoop, Deputado Elton Weber. O primeiro refere-se ao programa Energia Forte no Campo, e o segundo referente ao programa de fomento à internet no campo. “São dois programas de suma importância que precisam ser avançados”, salienta o superintendente.


Em relação ao Energia Forte no Campo, Zordan destaca que foi solicitada a abertura da quarta fase do programa. Além disso, foram requisitadas duas alterações no projeto: 1. que os recursos possam ser investidos em subestações, para comportar o aumento das cargas; 2. que a participação do governo estadual seja de 30%, e não mais 20% como é atualmente.


Já quanto ao fomento da internet no campo, a Fecoergs solicita que seja implementado o Programa de Internet no Campo, conforme os decretos estaduais: Decreto n.º 56.226 de 7 de dezembro de 2021 e pelo Decreto n.º 56.464, de 27 de abril de 2022.


Indo além dos ofícios, foi o momento para o cooperativismo mostrar sua relevância e projetos para o futuro diretamente aos políticos. Zordan destaca que foram realizadas conversas com o próprio deputado Elton, além do chefe da Casa Civil, Artur Lemos, o secretário da Agricultura, Giovani Feltes, e o secretário de Desenvolvimento, Ernani Polo.


Para o deputado Elton Weber, o foco da Frencoop será avançar as pautas do sistema cooperativo, ampliar espaços de representação, além de adequar políticas de crédito para o segmento. Isso, claro, em todos os ramos do cooperativismo: Infraestrutura, Agropecuária, Crédito, Consumo, Bens e Serviços, Saúde e Transporte.

¹ Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul
² Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul
 

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.