Os excelentes resultados do cooperativismo partem de um esforço com muita colaboração coletiva, e não podia ser diferente na esfera política. Foi reinstalada hoje (03) a Frencoop, Frente Parlamentar do Cooperativismo, na Assembleia Legislativa do RS. O evento foi organizado pela Ocergs¹ e reuniu os 55 deputados da ALRS, sendo que todos eles estão envolvidos na Frencoop.
Mas o evento não foi apenas um momento de celebração do cooperativismo. De acordo com o superintendente da Fecoergs², José Zordan, foram entregues dois ofícios para o presidente da Frencoop, Deputado Elton Weber. O primeiro refere-se ao programa Energia Forte no Campo, e o segundo referente ao programa de fomento à internet no campo. “São dois programas de suma importância que precisam ser avançados”, salienta o superintendente.
Em relação ao Energia Forte no Campo, Zordan destaca que foi solicitada a abertura da quarta fase do programa. Além disso, foram requisitadas duas alterações no projeto: 1. que os recursos possam ser investidos em subestações, para comportar o aumento das cargas; 2. que a participação do governo estadual seja de 30%, e não mais 20% como é atualmente.
Já quanto ao fomento da internet no campo, a Fecoergs solicita que seja implementado o Programa de Internet no Campo, conforme os decretos estaduais: Decreto n.º 56.226 de 7 de dezembro de 2021 e pelo Decreto n.º 56.464, de 27 de abril de 2022.
Indo além dos ofícios, foi o momento para o cooperativismo mostrar sua relevância e projetos para o futuro diretamente aos políticos. Zordan destaca que foram realizadas conversas com o próprio deputado Elton, além do chefe da Casa Civil, Artur Lemos, o secretário da Agricultura, Giovani Feltes, e o secretário de Desenvolvimento, Ernani Polo.
Para o deputado Elton Weber, o foco da Frencoop será avançar as pautas do sistema cooperativo, ampliar espaços de representação, além de adequar políticas de crédito para o segmento. Isso, claro, em todos os ramos do cooperativismo: Infraestrutura, Agropecuária, Crédito, Consumo, Bens e Serviços, Saúde e Transporte.
¹ Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul
² Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul
Deixe seu comentário