© Coprel.

logo

05.11.2022

Voltar

Família Vivan expande atividade em Marau com o Energia Forte no Campo

Compartilhe:

O Programa Energia Forte no Campo tem por objetivo levar redes trifásicas ao meio rural, por meio da intercooperação. Trata-se de uma parceria entre as cooperativas de energia, como a Coprel, governo do estado do Rio Grande do Sul, prefeituras e produtores rurais. O programa iniciou em 2020 e, desde então, já beneficiou mais de 111 famílias com a construção de 77 km de novas redes elétricas.

Somente na área rural de Marau, por exemplo, foram nove projetos contemplados pelo programa na primeira e segunda etapa. São 19 quilômetros de rede que proporcionam mais qualidade e confiabilidade da energia distribuída, e a segurança para os cooperantes investirem nas atividades produtivas.

A família de Osmar Vivan reside em São Braz, interior de Marau, e há mais de 30 anos tem como principal fonte de renda a criação de frangos. Junto da esposa Eleusa e do filho Marcelo, administram dois aviários que tem capacidade de alojar mais de 60 mil aves. O casal tem mais dois filhos: Caroline e Ricardo. A expansão dos aviários teve como fator determinante de decisão, o apoio da Coprel por meio do Energia Forte no Campo, que aumentou a disponibilidade de carga e a confiabilidade com a instalação da rede trifásica.

A energia pra nós é em primeiro lugar, pois se não tem, os aviários não funcionam. A Coprel nos ajudou e incentivou, assim como os técnicos da BRF. Por isso, vamos pensando pra frente, no futuro. O Marcelo está gostando e sempre pensando em ampliar cada vez mais”, disse Osmar.

O projeto de rede trifásica ia custar muito caro, e com o programa teve bastante redução o nosso custo. Muita coisa mudou pra nós, desde o custo de manutenção que é bem menor, comparando com a rede bifásica que tinha antes”, destaca Marcelo.  A produção de aves no sistema “Dark House”, necessita de energia 100% do tempo, desde a chegada dos pintinhos no aviário com o aquecimento, ventilação, iluminação e alimentação, até a hora da entrega do lote.

Marcelo destaca que decidiu ficar no interior, pois gosta da atividade, além de ser um trabalho bom: “Se não fosse a Coprel, muitos do interior já teriam desistido de ficar aqui. Hoje com a fibra ótica, mandamos dados do lote do aviário diariamente para a empresa, precisamos estar sempre conectados. Além disso, temos que continuar investindo, pois se paramos no tempo, acabamos ficando pra trás”.

O destino final da criação de frangos da família Vivan, assim como de outros produtores de Marau é especialmente a Europa, e segue todos os padrões de qualidade e higiene exigidos.

Ao fornecer energia elétrica e internet de qualidade, a Coprel apoia as famílias no desenvolvimento e crescimento das suas atividades. Atualmente está em andamento a terceira etapa do programa Energia Forte no Campo. São 82 projetos a serem concluídos até o final de 2023, totalizando 303 km de novas redes trifásicas nos municípios de abrangência da Coprel, que atendem direta e indiretamente 1.600 famílias. Neste programa, o governo do estado participa com 20% dos custos do projeto, prefeituras 10%, e produtores e Coprel 70%.

 

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.