06.10.2023
VoltarFamília Pagote investe na propriedade rural com o programa Energia Forte no Campo em Sertão
Energia elétrica de qualidade no interior é sinônimo de mais prosperidade e produtividade. Ela representa, para muitas famílias, a possibilidade de planejar a expansão das atividades e investir em equipamentos que tragam ganhos para a produção e mais conforto e qualidade de vida para a rotina.
Foi assim com a família Pagote, no município de Sertão/RS. Luciano e Jocelita Pagote vivem na localidade Volta Grande, e trabalham com a produção leiteira e cultivo de soja, milho e trigo. O casal está na atividade há 26 anos, e a filha Larissa, de 24 anos, ajuda nas atividades conciliando o trabalho de professora.
A família investiu na instalação de uma rede trifásica com o Energia Forte no Campo, um programa de intercooperação entre a Coprel, governo do Estado, prefeituras municipais e produtores para levar energia trifásica para o meio rural. Luciano e Jocelita decidiram investir no aumento de carga para executar as atividades diárias com mais qualidade. Com mais disponibilidade de energia, puderam adquirir equipamentos que melhoram o bem estar dos animais, e consequentemente, a produtividade do rebanho. Na propriedade, a família conta com um sistema de confinamento “compost barn” com 26 vacas e dois resfriadores de leite, e a nova estrutura de energia trifásica possibilitou a instalação de quatro ventiladores para os animais.
Além da atividade leiteira, Luciano e seus irmãos atuam em conjunto na plantação de soja, milho e trigo em propriedades vizinhas. Com o investimento no Energia Forte no Campo, eles planejam instalar um mini silo com pré-limpeza e secagem de grãos.
“É um projeto muito bom, que veio nos ajudar a permanecer no campo e dar resultado, e sem energia não teria resultado. Não teria o bem-estar animal, nem como resfriar o leite. Pode estar tudo ligado ao mesmo tempo, está 100%. Com os ventiladores, as vacas não sofrem com o calor. Então, no verão, chega a dar uma diferença de 2 litros de leite por vaca, por dia”, compartilha Luciano.
No dia a dia na propriedade, cada um tem suas atividades. Desde o amanhecer até a noite, Luciano e Jocelita se dividem entre alimentar os animais, limpar a pista do compost barn realizar a ordenha e mexer nas camas, além do trabalho com o plantio de grãos, que fica sob responsabilidade do Luciano e seus dois irmãos.
“De manhã cedo, eu sou a primeira que chego no serviço. Minha vida é aqui, é o que eu gosto de fazer. O que mais queremos é continuar. A energia agora ficou 10. Com os ventiladores as vacas têm mais conforto e estão produzindo mais”, comenta Jocelita.
Por meio do programa Energia Forte no Campo, a Coprel incentiva as famílias a seguirem investindo nos negócios rurais com mais possibilidades de expansão, mais renda e qualidade de vida.
“O trabalho da Coprel é para ajudar o produtor a ficar no interior. Quem é agricultor fica na agricultura, e eles estão dando um auxílio para a agricultura permanecer forte e seguir produzindo alimento para a população. A qualidade da energia da Coprel é muito boa. Sempre tive luz da Coprel, é muito difícil faltar, e o atendimento é 100%. Você liga para a Coprel e em poucos minutos a caminhoneta está aqui para atender, se está chovendo ou não, eles estão aqui”, completa Luciano.
Para viabilizar os investimentos do programa, o governo do Estado participa com 20%, as prefeituras municipais com 10%, e a Coprel e produtores custeiam 70% da rede. Em Sertão, quase 100 famílias serão beneficiadas direta e indiretamente com o investimento de mais e R$ 2 milhões em obras de energia trifásica.
“Só neste ano, a Coprel conseguiu contemplar mais de 300 quilômetros de redes trifásicas, são mais de R$ 30 milhões em obras. Destacamos o engajamento da prefeitura, Secretaria de Agricultura e Emater de Sertão, que fizeram um trabalho de mobilização com produtores interessados em adquirir redes trifásicas, e conseguimos viabilizar um volume significativo de obras aos produtores. Conseguimos transformar esta necessidade de expansão das propriedades e aumento de carga graças a este projeto de intercooperação”, compartilha o facilitador de Energia Herton Azzolin.
A Coprel está junto das famílias e produtores para seguir melhorando a vida no interior, impulsionando o desenvolvimento, a tecnologia e a realização de investimentos nos negócios com a segurança de uma energia elétrica robusta e confiável.
Deixe seu comentário