23.09.2022
VoltarFamília Cecconello reúne quatro gerações de sucessão familiar que prosperam na agricultura em Sertão
Contar com a confiabilidade e a segurança da energia da Coprel no meio rural impacta o presente de muitas famílias, contribuindo com o desenvolvimento e qualidade de vida no interior. Mas, sobretudo, poder contar com uma estrutura de energia elétrica robusta e tecnológica é a base para a construção de um futuro a partir da sucessão familiar, e a garantia do melhor aproveitamento dos investimentos na propriedade.
É assim na família Cecconello, de Sertão, no Rio Grande do Sul, que desenvolve a propriedade rural com a produção leiteira e de grãos, como soja, milho e trigo. A sucessão familiar é sua aposta para o crescimento do seu negócio. O trabalho na propriedade, iniciado por Ivo e Olidia Cecconello, foi passado ao filho Nilceu, que dá continuidade aos ensinamentos para o filho Rafael, de 28 anos – além dos irmãos Caroline, 26 anos, Tiago, 23, e Maurício, de 12 anos.
Nilceu Cecconello, junto da esposa Neide, acredita na importância da sucessão para manter a família unida e para o desenvolvimento da propriedade. “Estamos fazendo a sucessão junto com os filhos, e também os netos que estão participando junto. É muito importante, e para que a gente consiga manter a família unida, precisamos sempre conversar e encontrar o melhor jeito de trabalhar.”
Nilceu já foi conselheiro da Coprel, e essa atuação e ensinamento foram passados para Rafael Cecconello, que também atuou como conselheiro Fiscal da Coprel Geração e hoje compõe o Conselho Consultivo. Rafael, por sua vez, ensina o filho Vicente, de 10 anos, junto com a esposa Sirlen, e se envolve principalmente na automação das máquinas para a lavoura. Para ele, a principal lição da sucessão é a vontade de aprender, o que motiva a trabalhar pelo futuro.“A melhor forma de ensinar é na prática, fazendo juntos. Nos sentimos felizes por estarem ao nosso lado [o filho e primos] querendo aprender. Estamos sempre nos empenhando para que eles sigam o mundo a frente, com muito conhecimento.”
O irmão de Nilceu, Renato Cecconello, também trabalha na propriedade. Junto da esposa Marialva, possuem dois filhos: Lavínia, de 15 anos, e Murilo, de 13. Renato conta que uma estrutura de energia elétrica de qualidade é essencial para o funcionamento dos equipamentos e maquinários na propriedade, e elogia o atendimento da Coprel. “A energia é tudo. É fundamental, desde a ordenha com as vacas, que é toda mecanizada, e também para a manutenção dos maquinários, que necessitam de energia. O atendimento da Coprel no fornecimento de energia é muito bom, são rápidos. Você não se sente desamparado. Só temos elogios à Coprel.”
Além do fornecimento de energia e da agilidade e resolutividade no atendimento aos seus cooperantes, a Coprel está presente na vida de muitas famílias com um principal objetivo: garantir, a partir da confiabilidade, a qualidade de vida e o potencial de investimentos no meio rural.
Deixe seu comentário