09.12.2022
VoltarEm evento de apresentação da nova marca, Coprel evidencia excelente momento da cooperativa
Reunindo conselheiros e imprensa no dia 24 de novembro, para apresentar a nova marca institucional da Coprel, não foi somente a reformulação da identidade visual da cooperativa que chamou a atenção. Os números apresentados pelo presidente Jânio Vital Stefanello durante o evento destacaram a expansão dos serviços e o bom momento vivido pela cooperativa.
Fundada em 1968, a Coprel acumula um histórico de muitos avanços nos negócios em que atua e serviços prestados. Recentemente, expandiu sua atuação de 72 para 75 municípios do centro-norte gaúcho, ao agregar novos serviços e ampliar a área de telecomunicações. Mas além da sua área de atuação física, a cooperativa presta serviços para subestações e indústrias em todo o território nacional.
A nova identidade visual da Coprel também proporcionou a reorganização dos serviços da cooperativa de seis para três marcas: Coprel Energia, que engloba a distribuição, geração e comercialização; Coprel Soluções, que representa a prestação de serviços voltados às empresas e usinas, e a Coprel Telecom, com os serviços de telecomunicações. Esta era uma necessidade da cooperativa para otimizar a comunicação, simplificando as marcas e serviços.
Mais de 102 mil famílias e empresas contam com a energia ou internet da Coprel em suas residências, propriedades rurais, empresas ou indústrias. Um total de 15 usinas são mantidas e operadas com a Coprel Soluções. A cooperativa também aplica sua expertise no sistema elétrico para realizar gestão e manutenções de equipamentos, linhas e subestações. Com um total de 10 usinas, entre empreendimentos próprios e em conjunto com mais investidores, a Coprel é hoje autossuficiente em geração de energia, e segue investindo para avançar social e economicamente, tendo atualmente participação acionária em 12 empresas.
Conforme cresce economicamente, a Coprel amplia os programas sociais e investe na melhoria dos serviços. Na área de energia, conta com 5 subestações próprias, e 97% dos 183.096 postes nas redes de distribuição são de concreto. Na telecom – cujas atividades iniciaram a partir da demanda e solicitação das famílias associadas da cooperativa de energia, a Coprel proporcinou, com recursos próprios e parcerias estratégicas com poder público, cooperativas e agricultores, grande avanço na inclusão digital do meio rural. Em sua área de atuação 7 municípios já possuem 80% da área rural cabeados com fibra ótica para internet de alta qualidade. A geração de energia limpa e renovável segue como uma das prioridades da cooperativa, que projeta um crescimento de 132% nesta área até 2025.
O presidente Jânio Vital Stefanello destaca que o modelo de governança da cooperativa é fundamental para orientação, planejamento e decisão dos investimentos. A direção, composta por presidente, vice e secretário é assistida por um grupo de 28 conselheiros de administração e fiscal, escolhidos pelas sete regiões do conselho consultivo. Estes, por sua vez, são eleitos nos municípios de atuação da Coprel por voto direto e secreto, proporcionando aos associados – chamados de Cooperantes, a participação efetiva e democrática na gestão.
A Coprel conta com um patrimônio líquido de R$ 648 milhões, e a projeção de faturamento da cooperativa para este ano é de R$ 635 milhões.
Deixe seu comentário