Em sua fase final de construção, a PCH Tio Hugo foi foco de uma visita de estudos dos Instituto Federal/RS Campus Ibirubá. Participaram os estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, subsequente em mecânica e subsequente em eletrotécnica¹. Esta foi uma oportunidade para os estudantes conhecerem a fundo o funcionamento de uma usina hidrelétrica.
Os alunos foram recepcionados pelo colaborador da Engenharia de O&M da Coprel, Fabiano Petri de Souza. Entre os assuntos tratados na visita, destacam-se: captação e destinação de água, funcionamento de sistemas de controle e turbinas, processos de construção, além, claro, da preservação e proteção do meio ambiente.
De acordo com Fabiano, o conhecimento prático é importante para os alunos: “Em uma usina em construção a gente consegue ver todo o funcionamento, como os equipamentos são montados, os testes executados. E agregando com a engenharia, tem muita coisa relacionada. Fazem a teoria na universidade e a prática no campo aqui na Coprel. Em uma usina tem muitas áreas: mecânica, elétrica, hidráulica, pneumática, automação. É um campo muito amplo”.
Para o professor Cristiano Kulman, as pequenas centrais hidrelétricas se destacam em sustentabilidade: “A usina, com sua tecnologia avançada e eficiente, é um exemplo de como podemos utilizar os recursos naturais de forma responsável e sustentável". Ele detalha: "O impacto ambiental mínimo e a contribuição para a redução das emissões de carbono são aspectos que merecem ser elogiados”.
As obras da PCH Tio Hugo estão previstas para encerramento nos próximos meses. Saiba mais em: Obras da PCH Tio Hugo estão em fase final de construção
¹ Cursos subsequentes são cursos técnicos que só podem ser realizados por estudantes que já concluíram o ensino médio.
Deixe seu comentário