Com objetivo de orientar equipes da Biotérmica/CRVR para tomada de decisões, a Coprel, por meio da área de Comercialização de Energia realizou ontem (19) um workshop de imersão sobre o Mercado Livre de Energia. A Biotérmica é cliente da Coprel Energia | Comercialização como gerador, além de estar conectada na rede de distribuição da Coprel em sua unidade de Victor Graeff/RS.
Ministrado pelo orientador de comercialização, Eliseu Lima e a colaboradora especialista em inteligência de mercado Sara Wirti, abordou assuntos como a estrutura e operação do Sistema Interligado Nacional (SIN), funcionamento do mercado de energia brasileiro e as diferenças entre os ambientes de contratação regulado e livre, além do foco em formação de preços de energia. Para finalizar o workshop, foi apresentada uma análise da conjuntura atual do setor e uma abordagem da estratégia de comercialização voltada para o cliente tomar decisões.
Para Eliseu, esta é uma oportunidade para consolidar o relacionamento com a Biotérmica/CRVR: “Quando promovemos este evento em conjunto com a Biotérmica, estamos estreitando nossos laços com a empresa. Ao mesmo tempo, transmitir estes conhecimentos favorece a tomada de decisões qualificadas pela empresa, fortalecendo-os como geradores. Ainda, pudemos aprofundar nosso conhecimento sobre o negócio da Biotérmica e o grupo CRVR”.
O Diretor Técnico Rafael Hollweg Salamoni comenta a importância deste trabalho para a Biotérmica/CRVR: “Hoje foi um exemplo claro dessa parceria que a gente está criando. Nós não tínhamos esse conhecimento aprofundado que a Coprel tem em relação ao mercado de energias” aponta. Ainda, explica que: “Na palestra de hoje deu para ver que fomos muito assertivos nessa parceria, e percebemos muito como temos muito a aprender. Uma expertise que a CRVR não tinha e está adquirindo através dessa parceria com a Coprel.”.
Rafael também salienta: “A Coprel, pela expertise que tem, vai ajudar muito no projeto atual como também nos projetos futuros.”
O trabalho da CRVR é destaque por transformar uma matéria não-reciclável em valor para a sociedade, além de gerar energia limpa. A Biotérmica é pioneira na área, tendo construído a primeira termelétrica a biogás de aterro sanitário do estado. Atualmente, são mais de 11MWmed em quatro unidades – Minas do Leão, Victor Graeff, Giruá e Santa Maria.
A entrevista completa com Rafael, em vídeo, você acompanha em breve nas redes sociais da Coprel:
Deixe seu comentário