13.02.2025
VoltarCoprel participa de Workshop da ANEEL sobre modernização das tarifas de energia elétrica e apresenta experiência com o Sandbox tarifário
A Coprel marcou presença no Workshop sobre Modernização das Tarifas de Energia Elétrica do Brasil, realizado pela ANEEL, pelo Instituto ABRADEE e pelo P&D Governança Sandboxes Tarifários, em Brasília, no dia 13 de fevereiro. Os orientadores da Coprel Sara Wirti, Osvaldo Mendes e Douglas Scapini participaram do evento, que abordou os avanços dos projetos de Sandboxes Tarifários e outras discussões importantes para o futuro do setor.
Representando as cooperativas filiadas à Confederação Nacional das Cooperativas de Infraestrutura (Infracoop), o engenheiro eletricista Luis Osório Dornelles, apresentou o case de Sandbox Tarifário que está sendo desenvolvido de forma conjunta pelas cooperativas Coprel, Certel, Certaja e Cerbranorte, um projeto que visa pesquisar o comportamento dos associados/consumidores diante da nova opção de escolher como receber energia elétrica em suas casas. A iniciativa busca antecipar os efeitos e o comportamento da abertura do mercado para consumidores de baixa tensão, bem como os resultados econômico-financeiros nas operações das cooperativas.
"O objetivo do projeto é estudar o comportamento do consumidor frente à abertura do mercado e com estímulos tarifários. Estamos nos antecipando à abertura do mercado para entender como ele poderá se comportar em nossa área, estruturando nossos processos e treinando equipes para sermos mais propositivos do que reativos", explicou o orientador Douglas Scapini, coordenador do projeto.
Além disso, o projeto proporciona um aprendizado valioso para as cooperativas sobre o futuro do mercado de energia e contribui para os processos regulatórios da ANEEL. As quatro cooperativas envolvidas no projeto compartilham seus estudos com as 65 cooperativas do setor elétrico brasileiro e com as 101 empresas do setor, promovendo a cooperação e o desenvolvimento conjunto.
O presidente da Coprel destacou a importância da iniciativa: "O Sandbox tarifário é totalmente inovador e está superando nossas expectativas. Esta experiência e o estudo gerado ficarão disponíveis para todas as cooperativas, concessionárias e para a ANEEL. É o cooperativismo contribuindo para a organização e segurança de um dos processos que mais vai impactar o desenvolvimento econômico do país em um futuro próximo."
O engenheiro Osório também ressaltou que a abertura do mercado trará um novo nível de competição, exigindo que as cooperativas se preparem para entender e atender às necessidades dos consumidores: "Embora as permissões ou concessões sejam monopólios naturais, teremos algum nível de concorrência, pois os consumidores poderão escolher de onde comprar sua energia. Estamos nos preparando para avaliar o nível de comprometimento desses consumidores com as cooperativas e com suas marcas."
Além da apresentação do case das cooperativas, a programação do evento também contemplou a divulgação de resultados de pesquisas e estudos sobre o sistema elétrico brasileiro, inovações tarifárias em diversos segmentos e proporcionou a troca de experiências entre permissionárias e concessionárias de todo o país com a Agência Reguladora.
Deixe seu comentário