16.12.2024
VoltarCoprel integra projeto pioneiro para preparar cooperantes para o mercado livre de energia
A Coprel, em conjunto com outras três cooperativas de energia (Certel, Certaja e Cerbranorte) desenvolveu uma iniciativa inovadora que vai proporcionar que consumidores de baixa tensão possam conhecer o mercado livre de energia, em um ambiente simulado. O projeto, enquadrado como um Sandbox Tarifário, recebeu aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) no dia 05 de novembro e tem como objetivo simular a abertura do mercado livre de energia para consumidores residenciais e pequenos comércios.
"Este projeto foi desenvolvido para preparar nossos cooperantes e também qualificar as cooperativas para as mudanças que estão por vir no setor elétrico", afirma Jânio Vital Stefanello, presidente da Coprel e da Infracoop. "Estamos antecipando o futuro para garantir que nossos associados estejam bem informados e prontos para tomar as melhores decisões quando o mercado se abrir completamente."
O Sandbox Tarifário é um ambiente em que a ANEEL permite testar diferentes modelos de tarifação e faturamento para consumidores da Baixa Tensão. Um grupo de cooperantes selecionados terá a oportunidade de experimentar opções variadas de compra de energia, similares às que estarão disponíveis quando o mercado livre for estendido a todos os consumidores, hoje restrito aos do Grupo A, em sua maioria grandes consumidores.
Herton Azzolin, facilitador de energia da Coprel, explica: "O objetivo principal do projeto é entender como será a resposta dos consumidores frente a abertura total do mercado, que possivelmente ocorrerá a partir de 2027. Precisamos entender qual o nível de engajamento dos consumidores, o quanto eles conhecem do ambiente livre, como será a melhor forma de se comunicar com eles e que tipo de produto ofertar. Dessa forma conseguimos nos antecipar e nos adaptar ao novo cenário, desde os processos internos, sistemas operacionais, como também nas melhores alternativas de produtos e serviços que estaremos disponibilizando aos nossos cooperantes e consumidores de energia daqui pra frente. Esse movimento está muito alinhado com o modelo cooperativo e principalmente com a nossa missão, que é Estar Presente junto dos nossos associados e da comunidade em que atuamos".
Além das quatro cooperativas proponentes do projeto, todas as filiadas ao Sistema Infracoop poderão acessar os resultados do projeto. A iniciativa é financiada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), com contrapartida das permissionárias por meio da Confederação Nacional das Cooperativas de Infraestrutura (Infracoop).
Os cooperantes interessados em saber mais sobre o Sandbox Tarifário ou como participar podem entrar em contato com a Coprel através dos canais de atendimento da cooperativa. Neste projeto piloto, serão selecionados aproximadamente 2 mil cooperantes.
A iniciativa terá duração de 20 meses, com acompanhamento da agência reguladora (ANEEL). Os resultados da experiência serão divulgados pela Coprel e pelo sistema Infracoop para conhecimento dos consumidores e também será utilizado na formulação de pacotes e produtos no Mercado Livre de Energia, visando garantir a satisfação dos cooperantes com os serviços da Coprel.
Deixe seu comentário