© Coprel.

logo

16.12.2024

Voltar

Coprel integra projeto pioneiro para preparar cooperantes para o mercado livre de energia

Compartilhe:

A Coprel, em conjunto com outras três cooperativas de energia (Certel, Certaja e Cerbranorte) desenvolveu uma iniciativa inovadora que vai proporcionar que consumidores de baixa tensão possam conhecer o mercado livre de energia, em um ambiente simulado. O projeto, enquadrado como um Sandbox Tarifário, recebeu aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) no dia 05 de novembro e tem como objetivo simular a abertura do mercado livre de energia para consumidores residenciais e pequenos comércios.

"Este projeto foi desenvolvido para preparar nossos cooperantes e também qualificar as cooperativas para as mudanças que estão por vir no setor elétrico", afirma Jânio Vital Stefanello, presidente da Coprel e da Infracoop. "Estamos antecipando o futuro para garantir que nossos associados estejam bem informados e prontos para tomar as melhores decisões quando o mercado se abrir completamente."

O Sandbox Tarifário é um ambiente em que a ANEEL permite testar diferentes modelos de tarifação e faturamento para consumidores da Baixa Tensão. Um grupo de cooperantes selecionados terá a oportunidade de experimentar opções variadas de compra de energia, similares às que estarão disponíveis quando o mercado livre for estendido a todos os consumidores, hoje restrito aos do Grupo A, em sua maioria grandes consumidores.

Herton Azzolin, facilitador de energia da Coprel, explica: "O objetivo principal do projeto é entender como será a resposta dos consumidores frente a abertura total do mercado, que possivelmente ocorrerá a partir de 2027. Precisamos entender qual o nível de engajamento dos consumidores, o quanto eles conhecem do ambiente livre, como será a melhor forma de se comunicar com eles e que tipo de produto ofertar. Dessa forma conseguimos nos antecipar e nos adaptar ao novo cenário, desde os processos internos, sistemas operacionais, como também nas melhores alternativas de produtos e serviços que estaremos disponibilizando aos nossos cooperantes e consumidores de energia daqui pra frente. Esse movimento está muito alinhado com o modelo cooperativo e principalmente com a nossa missão, que é Estar Presente junto dos nossos associados e da comunidade em que atuamos". 

Além das quatro cooperativas proponentes do projeto, todas as filiadas ao Sistema Infracoop poderão acessar os resultados do projeto. A iniciativa é financiada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), com contrapartida das permissionárias por meio da Confederação Nacional das Cooperativas de Infraestrutura (Infracoop).

Os cooperantes interessados em saber mais sobre o Sandbox Tarifário ou como participar podem entrar em contato com a Coprel através dos canais de atendimento da cooperativa. Neste projeto piloto, serão selecionados aproximadamente 2 mil cooperantes.

A iniciativa terá duração de 20 meses, com acompanhamento da agência reguladora (ANEEL). Os resultados da experiência serão divulgados pela Coprel e pelo sistema Infracoop para conhecimento dos consumidores e também será utilizado na formulação de pacotes e produtos no Mercado Livre de Energia, visando garantir a satisfação dos cooperantes com os serviços da Coprel.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.