Os riscos com choque elétrico podem ser evitados e alguns cuidados diários são necessários para evitar acidentes domésticos. Tanto crianças como adultos estão suscetíveis à riscos no dia a dia. Por isso, a importância de estar sempre atento ao estado de conservação das instalações dentro e fora da residência e executar medidas de prevenção.
Para o engenheiro de segurança do trabalho e um dos palestrantes da SIPAT 2021 (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), Diego Klein, é preciso observar principalmente o estado da instalação elétrica e dos equipamentos antes de manuseá-los. “A maioria dos acidentes acontecem com eletrodomésticos, principalmente quando a instalação elétrica não foi bem realizada e há fuga de corrente elétrica. Um exemplo são as máquinas de lavar-roupa, onde temos a junção de água e eletricidade, que juntas aumentam o perigo para quem vai utilizar. E, se a instalação elétrica não estiver no padrão correto, com cabo de proteção, mais conhecido como terra, há possibilidades de acidentes”.
A segunda causa envolvendo acidentes domésticos é o uso inadequado de carregadores de celular, utilizado cada vez mais nos dias atuais. “O mais importante é evitar de comprar carregador de celular em locais não adequados, ou seja, se eu tenho um celular da marca x, e o meu carregador tem algum problema, o recomendado é trocar por um da mesma marca. Deve-se evitar comprar os modelos paralelos, pois geralmente esses carregadores não seguem as diretrizes do Inmetro ou Aneel, então há um risco maior de acidentes com choque elétrico. ”
Pequenos cuidados devem fazer parte das tarefas diárias, sejam elas em casa ou no trabalho, e a prevenção é a melhor solução. A Coprel reforça a importância de observar o selo de certificação antes de realizar a compra de eletrodomésticos, manter em boas condições as instalações elétricas, além de alertar sobre a necessidade de equipamento de proteção individual (EPIs) corretos na hora de manusear aparelhos elétricos.
Proteja você e a sua família! Caso identifique perigo envolvendo choque elétrico com a rede de distribuição elétrica, informe imediatamente o Discoprel, no número 116.
Deixe seu comentário