© Coprel.

logo

05.05.2023

Voltar

Conheça os Fundos mantidos pela Coprel para destinação das sobras do exercício

Compartilhe:

O modelo de governança da Coprel é democrático e participativo. Um exemplo é a Assembleia Geral Ordinária realizada anualmente, que é o evento mais importante da Cooperativa, pois os cooperantes decidem em conjunto onde serão direcionados os investimentos e a destinação das sobras do exercício do ano anterior. Na Coprel os resultados da cooperativa são direcionados em benefício aos próprios cooperantes por meio da manutenção de diversos fundos.   

Atualmente a Coprel possui sete fundos que recebem valores das destinações das sobras, e que estão à disposição dos cooperantes, conforme a necessidade.

Fundo Mais Energia: Consiste na participação financeira da Coprel em projetos de aumento de carga na rede elétrica, conforme alguns critérios estabelecidos. Esse fundo, permite que os cooperantes tenham mais oportunidades de renda em suas propriedades, empresas, agroindústrias e empreendimentos, e com isso, possam avanços em tecnologias e equipamentos mais modernos nas suas atividades.

Fundo para expansão de redes: é utilizado para a expansão do sistema elétrico na área de atuação da cooperativa, com o objetivo de garantir a qualidade da energia distribuída e aumentar a confiabilidade do sistema.

Fundo Energia Forte no Campo: Este fundo é utilizado nos projetos contemplados do Energia Forte no Campo, um programa de intercooperação entre a Coprel, o Governo do Estado, municípios e produtores rurais. Tem por objetivo levar redes trifásicas ao meio rural. A Coprel ajuda com parte do valor do projeto por meio deste fundo estabelecido com alguns critérios.

Fundo Internet Rural: corresponde na participação da Coprel em projetos de internet rural, levando comunicação de qualidade, conectividade e soluções para o campo, onde a Coprel paga uma parte dos custos do projeto com uma participação financeira. Isso torna viável a instalação da fibra ótica para diversas famílias do interior. Dessa forma, a Coprel contribui com o desenvolvimento do agronegócio e incentiva a permanência dos jovens nas atividades das famílias.

Fundo para projetos de geração de energia limpa e renovável: Consiste em investimentos em projetos de geração de energia limpa, renovável e de baixo impacto ambiental, como as Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCH’s e as Centrais Geradoras Hidrelétricas CGH’s. Esses empreendimentos irão retornar resultados para a cooperativa com o propósito de manter e realizar os programas sociais.

Fundo para equalização de juros para aumento de carga: a Coprel participa com a metade da taxa de juros do financiamento dos cooperantes nos projetos de energia e internet, por meio do Convênio de Cooperação com as instituições cooperativas financeiras: Sicredi, Cresol e Sicoob.

Fundo Auxílio Pecúlio: A Coprel mantém o Fundo Auxílio Pecúlio, com o objetivo de apoiar as famílias também nos momentos difíceis, como na perda de um ente querido. O Auxílio Pecúlio funciona como um seguro de vida para cooperante, cônjuge e filhos de até 21 anos, em caso de falecimento ou invalidez por acidente.

Para este ano de 2023, a assembleia aprovou a destinação de R$ 26.855.561,29 em sobras, que terão os valores divididos entre os fundos. Assim, a Coprel mantém o equilíbrio sustentável entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social, e segue conectada nas demandas das famílias cooperantes.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.