A Coprel investe em inovação e tecnologia, mantendo-se atualizada e preparada para os desafios do futuro, abrindo espaço para novas ideias e cooperando para o desenvolvimento regional. Além das iniciativas internas de incentivo à inovação e da participação no Instituto Aliança Empresarial, a Coprel foi convidada a ingressar na Tecnoagro – Associação Parque Tecnológico do Agronegócio e Agroenergia, com o objetivo de desenvolver, validar e transferir tecnologias para as diferentes áreas do agronegócio através da inovação aberta.
Como associada da Tecnoagro a cooperativa sediou a reunião mensal do Conselho Curador da entidade no dia 02 de agosto, recebendo lideranças de diversas entidades, empresas e cooperativas que compõem a Associação. Dentre a pauta do encontro, destaque para a avaliação do ingresso de startups e a apresentação do projeto de instalação da primeira usina de etanol do norte gaúcho, da Be8, que teve a contribuição da Tecnoagro e que vai incentivar a produção dos cultivares de inverno em toda a região.
A Tecnoagro é uma entidade jovem, com dois anos e meio de atuação, mas que já conta com diversos projetos em andamento, inclusive nos segmentos de energia renovável e conectividade. O presidente do conselho curador, Antonio Thomé, ressalta a importância da participação da Coprel na Associação. “A Coprel é uma nova associada do Conselho Curador que faz parte da tomada de decisão e foi convidada a fazer parte desse conselho por ser uma cooperativa e pela sua inserção na comunidade regional. Hoje não pode existir agro sem a energia e sem a conectividade, e precisávamos ter uma representante desse segmento dentro do Tecno Agro. A Coprel é uma referência, é uma cooperativa que cresce muito e que prima pela qualidade nos seus serviços”.
Além da contribuição que a Coprel presta como membro da Associação, os aprendizados e experiências obtidas a partir da interação com outras empresas, associações e cooperativas do agronegócio contribuem para que a Coprel possa aprimorar seus serviços, projetos e iniciativas em prol dos cooperantes. Um exemplo é a realização de projetos que envolvam o público jovem e incentivem a modernização das propriedades. “A difusão do conhecimento ainda é um pouco lenta em relação àquilo que o mercado deseja, para o produtor ter competitividade. Mas o principal desafio que nós temos a vencer é fazer essas tecnologias novas chegarem até o produtor. Para isso, o Tecnoagro trabalha em várias frentes, com vários órgãos, onde nós estamos agora também com o programa Jovem do Agro, levando todas essas tecnologias para os filhos do produtor. Nós queremos com isso acelerar esse processo”, destaca o doutor Fernando Pilotto, diretor técnico da Tecnoagro que também atua como professor e pesquisador da UPF. Os projetos de conectividade rural desenvolvidos pela Coprel são fundamentais para a difusão tecnológica no campo e para a sucessão familiar.
Com a colaboração de aproximadamente 40 entidades, a Tecnoagro tem o propósito de integrar e gerar valor no agronegócio e agroindústria de forma sustentável, com foco no desenvolvimento de novas tecnologias, que beneficiam toda a região norte do estado do Rio Grande do Sul. Sua atuação conta com representantes do setor público, do setor acadêmico, do meio cooperativo/empresarial e dos produtores rurais. Mais informações sobre a iniciativa estão disponíveis no site www.tecnoagro.agr.br.
Deixe seu comentário