© Coprel.

logo

12.05.2023

Voltar

Agroindústria Piuco amplia atividades com o Fundo Mais Energia

Compartilhe:

Há 18 anos, a produção de embutidos é a fonte de renda da família Piuco, de Ronda Alta. Junto da esposa Marlene e dos filhos Alisson e Cauê, Claudiomir administra uma agroindústria na Linha Brilhante, interior do município. Para expandir a produção para todo o Rio Grande do Sul, foi necessário aumentar a carga de energia elétrica da propriedade, e o cooperante contou com o Fundo Mais Energia da Coprel.

Foi solicitada uma melhoria, um aumento de carga. Prontamente a Coprel ‘foi 10’ nesse sentido. Fez um ótimo trabalho e não teve custo pra nós”, disse Claudiomir. O investimento realizado foi na troca de um transformador de potência maior, com mais disponibilidade de energia para o acréscimo de carga dos novos equipamentos instalados na agroindústria.

A atividade com embutidos vem de várias gerações da família, e com o passar dos anos a agroindústria foi crescendo cada vez mais. Atualmente são comercializados 15 produtos, dentre eles, o salame, torresmo, calabresa, bacon, linguiça, copa e costelinha. De acordo com Claudiomir, essa diversificação de alimentos se deve ao trabalho da esposa e dos filhos.

Alisson é o filho mais velho, responsável principalmente pela participação da Agroindústria Piuco nas feiras. “Nosso diferencial é que somos uma família, produzimos um produto com a mais alta qualidade. Hoje é fundamental o jovem estar no interior, pois sem nós, a atividade não tem continuidade. Me sinto muito agradecido, porque estou aonde eu nasci, fazendo o que gosto e criando minha família pra dar seguimento no negócio do pai e da mãe”, ressalta.

Marlene relembra o começo da atividade, quando o casal decidiu ter a própria agroindústria. “Nós evoluímos bastante desde quando começamos até hoje, e isso é significativo. É um motivo de orgulho ter a família unidade nesse ramo. É uma grande satisfação”, destaca.

Cauê é o filho mais novo do casal, tem 18 anos e vê na atividade da família uma oportunidade. “Eu vejo uma oportunidade imensa para quem gosta de fazer isso. Hoje a minha função é na parte da produção. Eu organizo tudo para eles [pai e irmão] vender”, disse.

Além da Coprel, outras organizações foram importantes para a ampliação da estrutura física e da transferência de conhecimento para a realização do trabalho da família, como o SEBRAE e a Emater/Ascar RS, na realização de cursos de aperfeiçoamento e boas práticas.

Cada vez mais unida, a família Piuco segue investindo, gerando renda e contando sempre com a Coprel. Os cooperantes também mantêm uma página na rede social Facebook, onde compartilham informações sobre o trabalho da Agroindústria: www.facebook.com/agroindustriapiuco.

Para saber como funciona o Fundo Mais Energia e demais programas sociais da cooperativa, entre em contato com o Discoprel pelo telefone 116 ou WhatsApp 0800 701 3196.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.