© Coprel.

logo

13.09.2023

Voltar

Explorando além das fronteiras: o impacto da Missão Internacional das Cooperativas de Infraestrutura

Compartilhe:

No mundo cada vez mais interconectado em que vivemos, a busca por conhecimento transcende as fronteiras nacionais. A recente missão à Alemanha (uma iniciativa com a participação do Sistema OCB, Sistema Ocergs, Fecoergs e das cooperativas: Coprel, Ceriluz, Coopernorte, Certel, Certhil, Creluz e Certaja), abriu as portas para um horizonte de oportunidades e aprendizado. Esta experiência transcendeu as fronteiras geográficas e culturais, mostrando como o conhecimento internacional pode fazer a diferença no trabalho diário das cooperativas de infraestrutura.

Na missão técnica à Alemanha participaram 21 dirigentes e gestores de cooperativas do ramo de infraestrutura, no período de 4 a 8 de setembro.  A imersão profunda na realidade das cooperativas de infraestrutura em um dos países mais desenvolvidos do mundo. Durante essa jornada, a Coprel esteve representada pelos facilitadores da Coprel Mateus Stefanello e Herton Azzolin, que tiveram a oportunidade de trocar experiências, aprender com as melhores práticas alemãs e entender como as inovações tecnológicas e as políticas de sustentabilidade estão moldando o setor de energia elétrica no cenário global, se aprofundando nos temas como o desenvolvimento da matriz energética europeia e as metas de sustentabilidade da Alemanha; o desenvolvimento do hidrogênio verde; o avanço e as tendências da mobilidade elétrica; a regulamentação de cooperativas e distribuidoras de energia; o relacionamento com os cooperantes, e as inovações necessárias para o crescimento do setor.

Segundo Mateus, um dos aspectos mais valiosos dessa experiência foi a oportunidade de ampliar os horizontes e adquirir uma visão mais ampla do setor. “Ao conhecer as operações e desafios das cooperativas alemãs, tivemos uma compreensão mais profunda de como adaptar e aplicar esses conhecimentos em nosso trabalho diário aqui Brasil. Fomos expostos a soluções inovadoras, métodos de gestão eficazes e abordagens sustentáveis que podem ser implementadas para aprimorar a infraestrutura de energia elétrica local”.

Além disso, a missão internacional fortaleceu os laços de colaboração entre as cooperativas do Rio Grande do Sul e seus pares alemães. Para Herton, a cooperação global não apenas promove o compartilhamento de conhecimento, mas também abre portas para parcerias estratégicas que podem beneficiar ambos os lados. “A interculturalidade enriqueceu a experiência, possibilitando a compreensão de diferentes perspectivas e a criação de redes de contatos internacionais valiosas”.

Com o relato dos colegas que foram na Missão, o presidente da Coprel, Jânio Vital destaca que a viagem reforçou a ideia de que o conhecimento adquirido além das fronteiras pode fazer uma grande diferença no trabalho diário das cooperativas de infraestrutura. “O aprendizado contínuo e a busca por melhores práticas não tem fronteiras, e as lições aprendidas na Alemanha serão aplicadas com sucesso no Rio Grande do Sul. Essa troca de conhecimento é um passo crucial para melhorar a qualidade dos serviços, promover a sustentabilidade e elevar o padrão de excelência em nosso setor”.

 

Confira principal roteiro da missão:

- Agência Alemã de Cooperação Internacional - GIZ, em Eschborn;

- Central Térmica a Vapor – EnBW, em Rheinhafen;

- Usina hidrelétrica Rheinkraftwerk Iffezheim, em Karlsruhe;

- Federação Regional de Cooperativas - BWGV, em Stuttgart;

- Parque Eólico Goldboden-Winterbach, em Berghulen;

- Comitê de Proteção do Clima, Sustentabilidade e Meio Ambiente, em Waiblingen;

- Concessionária municipal de energia de Waiblingen;

- Cooperativa de Geração e Distribuição de Energia Albwerk, em Geislingen.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.