© Coprel.

logo

19.12.2023

Voltar

Entenda por que a falta de manutenções adequadas em subestações de energia é a maior causa de prejuízos para as indústrias

Compartilhe:

O setor industrial é uma categoria de produção, tanto de resultados como produção continua. São inúmeros pedidos que precisam ser entregues no prazo para seus consumidores - sejam outras indústrias ou mesmo o próprio mercado final.

Isso faz com que essas empresas necessitem estar atentas aos mínimos detalhes que fazem parte do contexto de produção, da estrutura física, de pessoal e de equipamentos, a infraestrutura de energia elétrica.

Mas, muitas vezes, na busca por elevada produtividade, acabam deixando de lado as manutenções nos equipamentos de suas subestações de energia. E é sobre os riscos de deixar de lado esses cuidados que desenvolvemos esse conteúdo para você. Siga sua leitura e se aprofunde sobre o assunto.

 

Por que a falta de manutenção nas subestações pode causar riscos de prejuízos para as indústrias?

A falta de cuidados adequados com os equipamentos das subestações de média e alta tensão das indústrias, hoje, é um dos grandes responsáveis por causar paradas não programadas na produção.

Essas paradas a partir da necessidade de consertos atrasa as entregas e, algumas vezes, até traz perdas de matéria-prima e do ritmo de produção.

Pedidos atrasados acarretam na perda de confiança por parte dos clientes, que podem até cancelar contratos ou não vir a fazer novas encomendas, impactando na imagem da empresa no mercado.

As perdas de matéria-prima são também um dos fatores que significam prejuízo, pois todas elas representam um custo, que ao ser desperdiçada, gera a necessidade de compra de mais estoque.

Essas perdas de recursos também podem causar impactos ambientais, como derramamento de produtos químicos em rios e no solo, colocando colaboradores e moradores do entorno em sérios riscos.

As paradas não programadas das subestações também geram prejuízos no quesito horas de seus recursos humanos, já que se parar a linha de produção, os funcionários desse setor precisam ser dispensados por um determinado período, para o conserto. 

Às vezes, ficando dias sem trabalhar.

 

Quais os fatores que causam oscilações e paradas das subestações de energia?

Essas paradas da indústria em função da instabilidade de energia ou da falta dela podem ser causadas por uma série de fatores. Mas, entre os motivos mais comuns, podemos listar:

  • Desgaste de equipamentos como transformadores, disjuntores e interruptores;
  • Falha de isolamento elétrica e curtos-circuitos;
  • Acúmulo de sujeira nos equipamentos;
  • Corrosão nos contatos elétricos;
  • Calibração inadequada de instrumentos e dispositivos de medição;
  • Envelhecimento dos equipamentos;
  • Não detecção de problemas latentes que se agravam com o passar do tempo;
  • Normas de segurança não atendidas.

Todas essas situações impactam na produtividade e no risco ao qual a empresa e os operadores ficam expostos.

Por exemplo, se acontece um curto-circuito à noite, pode principiar um incêndio de grandes proporções, que coloca em perigo todo o seu patrimônio.

Diante disso tudo, percebe-se o quanto é essencial que as subestações passem por manutenções preditivas e preventivas constantemente, evitando ao máximo as manutenções corretivas de última hora e prejuízos para a empresa.

 

Vantagens de realizar as manutenções ideais nos equipamentos das subestações de média e alta tensão

Além de evitar as temidas paradas não programadas, as manutenções preditivas e preventivas nas subestações de energia industriais também oferecem outras vantagens para as empresas.

Veja algumas delas:

1. Segurança em Primeiro Lugar: Conforme comentado anteriormente, a falta de manutenção adequada pode resultar em falhas nos equipamentos, aumentando o risco de incêndios, explosões e acidentes.

2. Confiabilidade no Fornecimento de Energia: Interrupções indesejadas são evitadas por meio de manutenções preventivas e preditivas, preservando a confiabilidade do fornecimento energético.

3. Prolongamento da Vida Útil: Investir em manutenções regulares é investir na longevidade dos equipamentos da subestação, fazendo o planejamento de troca de acordo com os recursos disponíveis para compra de novos aparelhos e máquinas, conforme necessário.

4. Antecipação a eventuais problemas: A manutenção programada identifica e corrige problemas antes que possam causar falhas imprevistas, proporcionando uma operação estável e livre de surpresas desagradáveis.

 

Por que a Coprel Soluções é a melhor opção na hora de contratar manutenções em subestações industriais?

A Coprel Soluções possui expertise de mais de 55 anos na manutenção de usinas geradoras de energia elétrica e de subestações.

Hoje, com uma equipe ampla e cada vez mais especializada, pode disponibilizar para indústrias dos mais diversos segmentos, visando assegurar a integridade operacional e prevenir incidentes graves.

A partir de práticas de manutenção que visam mitigar esses riscos, evitamos custos e atrasos associados à substituição de componentes, contribuindo para a sustentabilidade das empresas.

Isso porque o nosso compromisso é proporcionar segurança e eficiência ao seu sistema energético.

Estamos prontos para oferecer serviços especializados em manutenções preditivas e preventivas, garantindo que seu sistema energético opere em seu máximo potencial. 

Saiba mais sobre como podemos fortalecer o seu negócio, acessando nosso site: https://www.coprel.com.br/solucoes/coprel-solucoes e confie na experiência da Coprel Soluções para manter sua operação energética segura e confiável! 

Entre em contato com um de nossos consultores e saiba mais sobre os nossos serviços.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.