© Coprel.

logo

12.07.2023

Voltar

Coprel recebe reunião da Fecoergs sobre a abertura do Mercado Livre de Energia

Compartilhe:

A Coprel recebeu, nesta quinta-feira (12), a reunião técnica de trabalho das cooperativas filiadas à Fecoergs - Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, na sede social da Coprel.

A pauta principal do encontro foi a abertura do Mercado Livre de Energia e como as cooperativas podem aproveitar a oportunidade e as mudanças atuais para trazer benefícios aos seus associados. O evento teve como objetivo promover a integração entre as cooperativas, para debater ideias, planejar as ações futuras frente aos novos desafios e engajar o sistema de infraestrutura do Rio Grande do Sul.

A reunião contou com a presença do presidente da Coprel Jânio Vital Stefanello, e demais integrantes da diretoria: Elso Scariot e Silvio Borghetti, do presidente da Fecoergs e da cooperativa Certel Erineo José Hennemann, presidentes e técnicos das 15 cooperativas do ramo de infraestrutura. Além da reunião, foi realizada também a Assembleia Geral do Sindicato das cooperativas de geração e distribuição de energia.

Para o presidente Jânio Vital Stefanello, é uma alegria receber as cooperativas do ramo de infraestrutura para a troca de ideias. “A Coprel fica muito feliz em receber as coirmãs e trocar experiências neste momento de grandes mudanças no setor elétrico no Brasil, como o tema da abertura do Mercado Livre de Energia. Acreditamos que essa união entre as cooperativas é que faz a diferença”.

O presidente da Fecoergs, Erineo José Hennemann, menciona que o sistema cooperativo é um diferencial na abertura do mercado livre de energia. “O mercado livre dará liberdade para o consumidor optar por qual fornecedor de energia ele preferir, porém ele vai sempre buscar um fornecedor que tenha um bom relacionamento com o cliente. O cooperativismo de infraestrutura está se preocupando com isso, atendendo de forma positiva e vai buscar ofertar uma tarifa menor – o que certamente interessa o consumidor que possui o poder de estar no mercado livre de energia”.

Por fim, o superintendente José Zordan reforça a importância da união entre as cooperativas para se atualizarem no mercado de energia. “As cooperativas já fazem muitas parcerias na construção de usinas, redes e subestações, além do programa de intercooperação, para que uma auxilie a outra quando há desafios. Então, nós pretendemos sair daqui com um planejamento para que todas as cooperativas estejam integradas em um programa que faça frente à abertura do mercado e que fiquem mais próximas dos seus associados”.

 

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.