© Coprel.

logo

19.05.2023

Voltar

Coprel recebe futuros engenheiros na obra da PCH Tio Hugo

Compartilhe:

Em sua fase final de construção, a PCH Tio Hugo foi foco de uma visita de estudos dos Instituto Federal/RS Campus Ibirubá. Participaram os estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, subsequente em mecânica e subsequente em eletrotécnica¹. Esta foi uma oportunidade para os estudantes conhecerem a fundo o funcionamento de uma usina hidrelétrica.

Os alunos foram recepcionados pelo colaborador da Engenharia de O&M da Coprel, Fabiano Petri de Souza. Entre os assuntos tratados na visita, destacam-se: captação e destinação de água, funcionamento de sistemas de controle e turbinas, processos de construção, além, claro, da preservação e proteção do meio ambiente.

De acordo com Fabiano, o conhecimento prático é importante para os alunos: “Em uma usina em construção a gente consegue ver todo o funcionamento, como os equipamentos são montados, os testes executados. E agregando com a engenharia, tem muita coisa relacionada. Fazem a teoria na universidade e a prática no campo aqui na Coprel. Em uma usina tem muitas áreas: mecânica, elétrica, hidráulica, pneumática, automação. É um campo muito amplo”.

Para o professor Cristiano Kulman, as pequenas centrais hidrelétricas se destacam em sustentabilidade: “A usina, com sua tecnologia avançada e eficiente, é um exemplo de como podemos utilizar os recursos naturais de forma responsável e sustentável". Ele detalha: "O impacto ambiental mínimo e a contribuição para a redução das emissões de carbono são aspectos que merecem ser elogiados”.

As obras da PCH Tio Hugo estão previstas para encerramento nos próximos meses. Saiba mais em: Obras da PCH Tio Hugo estão em fase final de construção

¹ Cursos subsequentes são cursos técnicos que só podem ser realizados por estudantes que já concluíram o ensino médio.
 

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.