© Coprel.

logo

21.09.2022

Voltar

CGH Mirim – mais recente empreendimento com participação da Coprel em operação

Compartilhe:

A Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Mirim está situada no Rio Jacuí Mirim, entre os municípios de Carazinho e Santa Bárbara do Sul, no interior do Rio Grande do Sul. Com capacidade instalada de 1,45 MW, pode atender quase 3 mil famílias com energia limpa, renovável e sustentável. A obra foi viabilizada pela Conquista Geração de Energia Elétrica Ltda., uma Sociedade de Propósito Específico – SPE, composta pela Coprel e Araucária Participações e Investimentos. Esta CGH faz parte do portfólio de 10 usinas com participação da Coprel.

A usina já está em operação desde fevereiro deste ano. São vários anos de trabalho condensados neste projeto, pois os trâmites legais iniciaram em 2017 e a construção em 2021, com o planejamento técnico sendo ainda mais antigo.

O presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, comenta: “O êxito desta obra mostra que estamos no caminho certo como cooperativa. Ela fortalece nossa capacidade de geração, atendendo não só nossa região, mas abrindo a possibilidade de vendermos energia no mercado. Por fim, o retorno financeiro deste projeto já está sendo revertido em nossos programas sociais como o Auxílio Pecúlio, mais energia e internet ao meio rural”.

O facilitador da Unidade de Geração e engenheiro eletricista, Marcos Eidt, reforça que a CGH Mirim também representa o sucesso da expertise técnica da cooperativa, uma vez que a Coprel foi a responsável pela construção da usina, por meio da engenharia do proprietário, e agora é a responsável por sua operação e manutenção. “São décadas de experiência que agregam know-how para realizar empreendimentos cada vez maiores”, disse. 

Além de ser uma forma de geração naturalmente limpa e sustentável, a Coprel atua com responsabilidade ambiental, cumprindo todas as condicionantes necessárias para a implementação da usina e após sua operação. Também desenvolve programas ambientais principalmente com a comunidade do entorno e as escolas.

ENERGIA LIMPA E SUSTENTÁVEL

Você sabia que PCH’s e CGH’s são usinas hidrelétricas limpas, renováveis e sustentáveis? Para entender porque, é preciso compreender como funciona uma usina hidrelétrica e como é construída.

As pequenas usinas construídas pela Coprel usam o potencial dos rios, como a sua queda natural e a vazão de água, para geração de energia. Essa água cai da represa para uma turbina, cuja rotação (energia mecânica) é convertida em energia elétrica. Dessa forma, as hidrelétricas não deixam resíduos. Isso quer dizer energia LIMPA.

Depois desta etapa, as águas retornam ao curso natural do rio. O mesmo ocorre com o volume que ultrapassa o limite da barragem. Diferente de grandes hidrelétricas, as represas dos pequenos empreendimentos servem sobretudo para aumentar a queda da água. Assim, como destaca o engenheiro Marcos Tauchert, as obras pouco afetam a calha do rio nem exigem amplas inundações. Apesar disso, as obras da Coprel seguem os mesmos parâmetros e regras ambientais das UHE — grandes hidrelétricas.

Confira outras notícias

Deixe seu comentário

Certifique-se que está fornecendo apenas as informações necessárias para o processamento da sua solicitação. Não envie dados que possam ser considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, tais como aqueles que revelem sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à sua saúde ou vida sexual, dado genético ou biométrico.