Imprensa

Notícia Coprel Release

Voltar
  • 14.11.2019

  • Geração e Desenvolvimento

PCH Cazuza Ferreira: modelo de intercooperação e sustentabilidade para a geração de energia elétrica

Compartilhe:

A Coprel Geração e Desenvolvimento investe em energia limpa e renovável, através de empreendimentos com sustentabilidade econômica e ambiental. A Pequena Central Hidrelétrica - PCH Cazuza Ferreira é um exemplo de tudo isso, e também, um modelo de intercooperação.

Localizada no Distrito de Cazuza Ferreira, no município de São Francisco de Paula/RS, a PCH Cazuza Ferreira possui 9,10MW de potência instalada, com capacidade de atender a 30 mil famílias.  Este empreendimento é uma iniciativa de intercooperação, ou seja, representa um trabalho e investimento conjunto entres duas cooperativas e uma empresa, em prol do desenvolvimento comum. A Coprel possui 38% de participação neste empreendimento, a cooperativa Certel, de Teutônia 57%  e a Geopar Participações, 5%.

A PCH Cazuza Ferreira é um empreendimento de baixo impacto ambiental. Sua implantação foi realizada de acordo com um amplo plano de recuperação ambiental, que inclui a abertura do local para visitação turística e ambiental. As quedas d’água foram mantidas, conservando a beleza das cachoeiras. Outros recursos naturais, como as matas, são preservados pelas cooperativas. No local, também foi construído um centro de educação ambiental, que recebe visitas de estudantes e escolas da região.

A participação da Coprel em empreendimentos como este é muito importante, pois os resultados econômicos das usinas são aplicados em programas sociais, como o Auxílio Pecúlio, e em novos empreendimentos de geração de energia renovável, com sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Deixe seu comentário