Imprensa

Notícia Coprel Release

Voltar
  • 22.11.2019

  • Energia

Coprel investe na Subestação Ibirubá 2 para garantir energia de qualidade e atender a demanda regional por mais vinte anos

Compartilhe:

Para melhorar ainda mais a qualidade e confiabilidade da energia distribuída para a região, ampliando a oferta de energia para novos investimentos, a Coprel concluiu, neste mês de novembro, a ampliação da sua subestação em Ibirubá. A cooperativa instalou mais um transformador de força com potência 25 MVA na Subestação de Energia Ibirubá 2, o que garante também o dobro de capacidade da subestação para atendimento de cargas. Agora, a subestação conta com dois transformadores que totalizam 50 MVA de potência instalada, e que operam na tensão 69/13,8kV.

A ampliação permite que o sistema elétrico da região opere com os dois transformadores de forma simultânea, em redundância. Em caso de falhas ou necessidade de manutenção em um dos equipamentos, o outro segue operando normalmente, sem que seja necessário desligamento de cargas. Já com a capacidade de carga duplicada, a nova configuração suportará o crescimento de demanda de energia da região para os próximos 20 anos, segundo os cálculos e projeções da cooperativa, garantindo a expansão de carga dos cooperantes e agroindústrias por meio de um sistema elétrico robusto e confiável.

Dentro do plano de investimentos da Coprel para o ano de 2019, somente na ampliação da Subestação Ibirubá 2, foram investidos R$ 3.033.142,56. Além da instalação do segundo transformador de força, foram instalados novos painéis elétricos e equipamentos de proteção e manobra, ampliando ainda mais a automação da subestação para operação a distância. O plano de investimentos da Coprel para este ano em toda sua área de atuação totaliza R$ 38.970.000,00.

As obras de ampliação da subestação beneficiam 6849 famílias cooperantes dos municípios de Ibirubá, Selbach, Tapera, Quinze de Novembro, Fortaleza dos Valos, Colorado, Santa Bárbara do Sul e Saldanha Marinho. De acordo com o facilitador da Unidade de Energia da Coprel, Herton Azzolin, a ampliação da Subestação Ibirubá 2 é um investimento importante para o desenvolvimento da região. “Com a ampliação da subestação, os cooperantes podem continuar investindo em projetos de aumento de carga em suas propriedades, assim como as agroindústrias, que podem contar com uma energia elétrica de qualidade e com alta disponibilidade de carga. Este investimento está alinhado com a missão da cooperativa em promover o desenvolvimento regional oferecendo serviços diferenciados e sustentáveis de energia”.

Deixe seu comentário