Imprensa

Notícia Coprel Release

Voltar
  • 12.04.2019

  • Geral

Colhendo grãos e bons resultados

Compartilhe:



Ampliar os negócios, enfrentar novos desafios e conquistar objetivos. Com essa determinação, três famílias de Pejuçara e Bozano decidiram investir na produção de grãos, aliando o sonho dos mais jovens com a experiência dos mais velhos. O grupo familiar iniciou em 1998, com a aquisição de terras em Linha Faxinal, Cruz Alta. Hoje, a Granja Três Coqueiros une o trabalho das famílias Dal Forno, Vincensi e Vilani, com os pais tendo o apoio dos filhos no cultivo da terra.

Os investimentos em tecnologia e energia elétrica aumentaram a produtividade da lavoura em 50% nos últimos anos, de acordo com o cooperante e um dos sócios, Francisco Dal Forno. A presença e participação dos filhos trouxe motivação para os mais velhos. “Somos de uma geração anterior, e quando os jovens assumem os nossos negócios, temos um ganho em incremento de qualidade e inovação”, disse. O grupo familiar investiu na instalação de um elevador e uma máquina de pré-limpeza de grãos, para armazenagem do produto.

A segunda geração do grupo familiar é composta pelos sócios Francisco, Jorge e Norberto Dal Forno; Lucas Vincensi; Gelson, Gilmar e Marcos Vilani. Os filhos que dão continuidade na lavoura e associam os conhecimentos da faculdade à prática diária são: Ricardo, Gustavo e Bruno Dal Forno; e Ismael Vilani. Conforme o engenheiro agrônomo e gestor da Granja, Ricardo Dal Forno, a energia elétrica é fundamental para o aumento da escala de produtividade, sendo um fator determinante para o desenvolvimento e crescimento da propriedade nos últimos anos. “É muito interessante o sistema de trabalho em cooperação. Todos somos donos do negócio e, por isso, precisamos respeitar a opinião de cada um. O grupo prevalece diante da individualidade”, explica.

O curso de administração auxilia o jovem Gustavo Dal Forno, filho de Jorge, a planejar a compra de insumos e equipamentos, e organizar e controlar os gastos na propriedade. “Quanto mais buscamos conhecimento, mais aprendemos sobre tecnologia e gestão. O meu trabalho de conclusão de curso será sobre as ferramentas gerenciais para melhorar a performance da nossa lavoura”, ressalta.

 Com o Fundo Mais Energia, a Coprel apoia os sonhos dos cooperantes que desejam investir nas propriedades e gerar mais renda e qualidade de vida. A união e perseverança do grupo familiar prova que a energia do cooperativismo é a nossa melhor energia.



 

Deixe seu comentário